quinta-feira, 30 de julho de 2015

A crise e o escritório de contabilidade: uma grande oportunidade!




Estamos passando por um cenário turbulento e de incertezas no país: a crise econômica. No entanto, o seu escritório contábil pode fazer desse momento uma grande oportunidade! Entenda o porquê agora.

Quanto mais organizadas e preparadas as empresas estiverem, menos conturbada será a passagem pela crise, principalmente as Micro e Pequenas Empresas que registram alta taxa de mortalidade: quase 50% fecham em menos de três anos, segundo pesquisa do Sebrae. Com muitas atividades para realizar e, geralmente, pouco (ou nenhum) conhecimento em finanças e contabilidade, uma das principais dificuldades do empresário é fazer a gestão organizada dos custos e despesas. Quem nunca teve ou ainda tem um cliente que mistura gastos pessoais com os da empresa?

É aí que entra o herói da história: o contador tem um papel fundamental nessa preparação e organização das empresas, pois tem a missão de orientar o empreendedor sobre como cuidar de perto da saúde financeira do negócio, além de fazer todo o controle tributário e fiscal. Por meio de uma consultoria de negócios, o contador pode oferecer uma gama de serviços que geram informações valiosas para o desenho da estratégia empresarial, aumentando as chances de sucesso do negócio. O contador é o cara que ajudará as MPEs a atravessarem a crise!

Para tanto, é fundamental investir tempo no relacionamento com seus clientes. Dedicar um espaço na sua agenda para explicar como seus serviços podem impactar na empresa e prestar esclarecimentos importantes, como a possibilidade do parcelamento dos eventuais débitos com o FGTS, faz diferença na maneira como você é percebido pelo cliente. Afinal, a falta de atenção do empresário em detalhes como este pode resultar em perdas financeiras e prejudicar o caixa da empresa que, em tempos de crise, fica mais sensível ainda!

Outra oportunidade de destaque para os escritórios contábeis é o fato de o Brasil ser hoje o país mais empreendedor do mundo, de acordo com o estudo divulgado em janeiro de 2015, chamado “Global Entrepreneurship Monitor” (GEM), realizado no Brasil pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP). E o que isso significa? Com tantas novas empresas surgindo no mercado, seu escritório de contabilidade pode prospectar novos clientes, que vão precisar dos serviços contábeis para iniciar e legalizar suas atividades. Porque, você sabe, começar a empresa do jeito certo pode ser um fator chave na hora de passar pela crise. Estar no regime tributário mais adequado, por exemplo, pode significar preciosos reais no caixa da empresa. Assim, você também vai precisar de tempo para fazer visitas e elaborar propostas.

Para conseguir dedicar o tempo necessário às oportunidades que farão a crise passar bem longe do seu escritório de contabilidade (como oferecer novos serviços de apoio à gestão e prospectar novos clientes), sua maior aliada é a tecnologia!

Existem no mercado soluções perfeitas para os escritórios de contabilidade, pensadas para tornar seus processos mais eficientes e produtivos, permitindo eliminar de vez atividades de baixo valor agregado, como a redigitação dos lançamentos contábeis dos clientes.

Use a tecnologia a seu favor e faça como Sam Walton, fundador do Wal-Mart: não participe da crise! Em breve vamos falar com detalhes sobre as tecnologias disponíveis para impulsionar a performance do seu escritório contábil, deixando tempo disponível para você se dedicar ao sucesso do seu negócio, e de seus clientes também. Aguarde!


Fonte: Vinicius Roveda - Blog Conta Azul


Nenhum comentário:

Postar um comentário